quarta-feira, 11 de julho de 2012

Portugal está gordo

Três coisas me apoquentam até ao estomago e muito sinceramente deveriam ser consideradas abuso infantil:

- obesidade infantil
- ir de mão dada com a criancinha na estrada, e a criança do lado da estrada com o adulto do lado de dentro.... (!!!!!!)
- crianças pequenas no pico do meio dia na praia sem uma tshirt e com um bronze já ressequido ainda estamos no inicio de Julho... enquanto a mãezinha dorme ao sol de papo para o ar a fazer top less...


A obesidade é um tema que me aflige...a obesidade infantil choca-me...

Na minha geração...havia um miudo gordo por turma...era um desgraçado... não nos ensinaram a não fazer pouco do "miudo gordo"... e as crianças SÃO crueis mesmo!

Hoje em dia.... pasmo-me na praia ao avaliar o estado de obesidade da nação...raras são as crianças magras...como de resto eramos todos no meu tempo...eramos todos uns pauzitos de virar tripas... o miudo gordo, era gordo porque regra geral tinha ou aptencia genetica ou alguma disfunção ou ambos...

Hoje... vejo crianças obesas em todas as praias, de todas as classes sociais e raças... vejo "back fat" em 90% das crianças... e vejo crianças com 5/10 kg a mais...vejo miudas com 10 anos que pesam tanto quanto eu..

Mas o que me choca é ouvir certas coisas: " o meu filho adora bolicaos/gomas/batata frita etc" e eu pergunto-me: porque é que uma criança com 3 ou 4 anos precisa SEQUER de saber o que são estas coisas?!?!?! Porque sequer já provou estas coisas?!?!?!?

Para além da vida absolutamente sedentária que levam (enquanto os pais muito orgulhosos dizem à boca cheia: a minha filha com 3 anos já vai à internet sozinha e já sabe mexer no DVD!!!)não existe o menor cuidado com os alimentos que se dão às novas gerações....

Isto é um assunto de que ninguem fala...ou por outro fala-se, mas sempre com uma tonica de espanto e ar inquisitivo....como se fosse um mistério.... fala-se da responsabilidade dos alimentos... até se fala na responsabilidade dos menus da escola...mas parece-me inacreditavel que ninguem tenha a coragem de dizer: é culpa dos pais! PONTO FINAL PARAGRAFO!

Portugal está gordo e o Portugal do futuro está obeso... e é obvio que eu não sou a favor da escravatura do size zero... Mas, sou a favor de se comer bem! De preferencia MUITO, mas bem!

Tanta coisa que uma feijoada ou um cozido à portuguesa são comidas pesadas, mas ninguem se inibe de dar um menu do mcdonalds a uma criança... provavelmente convictos de que o menu até terá menos calorias...o que é um engano, mas ainda que tivesse... E A QUALIDADE DOS NUTRIENTES!? O sistema imunitário!? Não se fortalece com leite com chocolate, bolicaos, gomas e hamburgueres e coca colas...

As crianças nascem já doentes, todas as minhas amigas têm sempre um dos filhos doentes.... SEMPRE! Porquê!? Porque ao lanche não há fruta e queijo e não há sopas diarias, e não há legumes...mas HÁ SEMPRE uma porcaria que vem do supermercado numa embalagem colorida cheia de ingredientes impronunciaveis...

Eu fico pasma....com tanta irresponsabilidade...juro que fico...

1 comentário:

  1. Vivemos na época do fácil, do deixa andar.
    É de facto assustador

    ResponderEliminar

Lovelly, but not for me!

Lovelly, but not for me!